01

museu das telecomunicações

A Anatel, através da construção do Museu das Telecomunicações, busca disponibilizar de forma franca à sociedade, um espaço destinado à cultura. Para tanto está investindo em uma edificação de caráter arrojado que representa a importância do segmento das telecomunicações ao mesmo tempo em que constitui como marco arquitetônico, cultural, educacional e turístico para Brasília e para o país. O Museu da ANATEL cumpre com a função de arrematar a esplanada e conjunto de edificações que compõem a Agência Nacional de Telecomunicações

Total de área construída = 3.200,00 m²

 
 
 
 
 

02

centro de convenções e teatro municipal de ilhabela

Conceituação do Projeto
Análise: A localização do terreno na ilha, com a proximidade da praia e conexões com outros espaços públicos como a praça e futuro píer.
Referências: A arquitetura colonial, a arquitetura caiçara, a mata atlântica, o mar. Vínculos culturais, ambientais, tecnológicos. Edifícios emblemáticos, catalizadores de mudanças no ambiente onde são inseridos.
Respeito ao local:
Aproveitar ao máximo as características do terreno e seu entorno, dispondo os volumes construídos como se estivessem encaixados no terreno.
Ver (as panorâmicas):
Contemplar os melhores espaços, sempre voltados para a melhor vista, o mar. Criar diferentes posicionamentos em terraços, mirantes, janelões e balcões, para ter pontos de vistas sempre interessantes ao usuário. E principalmente criar as melhores vistas no teatro, que este possa abrir-se para a paisagem espetacular da cidade e do canal.
Ser visto (um projeto sem uma “fachada”):
Um projeto desta importância deve ser apreciado por todos os lados, seja da avenida frontal, da praça, da rua lateral, a partir do mar ou de cima. Em suma, que o conjunto seja bonito de qualquer ponto de vista.

Área total construída 2.860,00m2

 
 
 
 
 
 
 
 

03

associação dos criadores

Projeto realizado para a Associação dos Criadores, localizada na Granja do Torto em Brasília, conta com espaço equestre, pista de apresentações em areia e arquibancada. A edificação acomoda a administração e salão destinados a apresentações, eventos, reuniões e leilões. O projeto foi concebido seguindo uma malha virtual. Nesses casos é sempre divertido encontrar as formas de subverter os próprios princípios estabelecidos para o desenho, acrescentando movimento ao traçado ordenador original, sem descaracterizá-lo.

 
 
 
 
 

04

condomínio campo de voo

Condomínio privado, em terreno de mais de 1.100.000,00 m2, junto ao aeroporto de Vera Cruz/Aeroclube da Bahia, na Ilha de Itaparica, em frente ao antigo Club Med. O projeto, segue o modelo de condomínios aeronáuticos para aficionados em aviação, onde o proprietário da aeronave tem o hangar no terreno de sua residência, ou seja, você pousa e segue taxiando até estacionar o seu avião na frente de sua casa. Também chamados “fly-in”, o conceito vem dos importado dos Estados Unidos, unindo a comodidade de ter uma casa ao lado de uma pista de pouso, com hangar integrado. A maioria dos adeptos deste tipo de comunidade aeronáutica é formada por pilotos privados, que têm a aviação como hobby. No entanto, há também muitos pilotos profissionais, apaixonados por todo o universo da aviação. Mas o fator determinante é a possibilidade de desfrutar da paixão de voar sem abrir mão da convivência de suas famílias e pessoas próximas, de forma que o condomínio conta com toda infraestrutura de um resort, integrando lazer e moradia com espaço para o avião na garagem. O Brasil tem a segunda maior frota do mundo da chamada Aviação Geral. Essa categoria compreende todas as aeronaves, exceto os modelos de companhias aéreas e de forças armadas. Por aqui, esse segmento compreende mais de 20 mil aviões, jatos executivos, ultraleves, planadores, helicópteros, balões… Enfim, praticamente tudo que voa. Alguns desses donos de aviões guardam suas máquinas no “quintal” de suas casas, longe dos altos custos de hangaragem e da falta de espaço dos aeroportos públicos.

 
 
 
 

05

masterplan sustentabilidade ccbb

O Banco do Brasil, inspirado nos principais compromissos assumidos na Conferência Rio+92, da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciou em 2003, o Plano de Sustentabilidade – Agenda 21 BB, instrumento por meio do qual o Banco aprimora seus negócios e processos, alinhando-se às melhores práticas mundiais e contribuindo para que a responsabilidade socioambiental permeie toda a Organização, buscando a geração de resultados sustentáveis. Algumas ações socioambientais são conduzidas pela Fundação Banco do Brasil, cuja missão é melhorar a vida das pessoas, promovendo a inclusão socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e as tecnologias sociais. Porém, apesar do CCBB Brasília ser o 2º Centro Cultural no País e o 59º no mundo, com visita de 1.122.826 pessoas/ano, nenhuma ação direcionada para a sustentabilidade foi proposta para o mesmo.

 
 
 
 
 

06

sedhab

O projeto para a reforma do edifício sede da SEDHAB - Secretaria estadual de desenvolvimento urbano e habitação em Brasília, Distrito Federal (atualmente SEDUH), foi apresentado através de concurso de ideias. Trata-se de um edifício antigo, localizado no Setor Comercial Sul, em um bloco contínuo, de mesmo gabarito, onde todos as edificações são geminadas. O prédio está localizado em uma das quinas do bloco e a intenção do projeto foi aproveitar a posição privilegiada e romper com a linearidade das fachadas existentes, criando aberturas e ao mesmo tempo uma segunda pele, uma volumetria tridimensional, protegida por brises e vegetação, que ora se afastam, ora se aproximam das fachadas, dentro dos rigorosos limites impostos pela legislação construtiva para o setor.

 
 
 
 

07

iate clube de brasilia - salão social

Incorporar à graciosa e elegante edificação, as modernas disponibilidades tecnológicas, especialmente luminotécnicas e acústicas, preservando a integridade do exemplar projeto do arquiteto Milton Ramos, que tanto contribuiu ao acervo arquitetônico de Brasília

Área total construída 1.200,00m2

 
 
 
 

08

auditórios

Da grande quantidade de importantes auditórios já projetados, o mais recente é o realizado para o Ed. Sede do COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, em Brasília, DF. Incorporado às soluções acústicas, de iluminação e conforto, foram utilizados princípios biofílicos e de sustentabilidade para os materiais e espaço projetado. A grande parede verde no saguão, o tom da madeira, a parede curva, as formar orgânicas conduzem de maneira gradual a transição entre o exterior com abundante luz natural ao interior, mais introspectivo.

 
 
 

auditório coffito

 
 

09

hospital veterinário

Respeitando toda a legislação vigente, o projeto Do HOSPITAL VETERINÁRIO FACTO, tem como objetivo atender as necessidades da Faculdade Católica do Tocantins, ao mesmo tempo em que se torna um equipamento privado de grande importância e necessidade para a região. Crente de uma infraestrutura veterinária física adequada para o tratamento de pequenos e grandes animais, a CLÍNICA tem grande potencial comercial, na entrada de receitas para a FACTO, como também apelo de marketing, atraindo novos alunos. Cirurgias corriqueiras para eqüinos podem custar r$10.000,00 em valores iniciais, sem contar hospedagem e medicação. Atualmente na região, essas cirurgias são feitas em campo aberto, ou seja, sem uma infraestrutura hospitalar adequada e controlada. Instalações semelhantes à projetada para a FACTO estão a aproximadamente 450 Km de distância as instalações, portanto a CLÍNICA VETERINÁRIA FACTO tem valor estratégico para a região, com clara vocação direcionada para o agronegócio, portanto mercado abundante e sem concorrência. Outra fonte de receita pode advir do aluguel dos centros cirúrgicos para terceiros, já que os profissionais que atuam na região não dispõe de infraestrutura para procedimentos cirúrgicos em grandes animais.

HOSPITAL = 1.778,25 m2, ÁREAS APOIO = 63,88 m2. ÁREAS DESCOBERTAS = 3.793,64 m2

 
 
 
 
Anterior
Anterior

bancoob

Próximo
Próximo

escola das nações